Olá! O início do procedimento cirúrgico começa com a avaliação pré-anestésica. É através dela que o anestesiologista se informa sobre as condições clínicas do paciente, questiona sobre alergias, uso de medicamentos, sobre cirurgias prévias e inclusive se o paciente faz alguma atividade física. É neste momento que o anestesiologista começa a "elaborar" seu plano anestésico, individualizado para cada paciente. Não existe uma "receita de bolo" ou uma anestesia igual para todo mundo. Cada paciente é único, com características próprias, anseios, medos e desejos. A técnica anestésica é proposta e explicada para o paciente.
Por estes motivos, é de suma importância que você informe detalhadamente ao seu anestesiologista sobre:
alergias a medicamentos e inclusive a alimentos
medicações de uso diário, assim como dose e quantas vezes por dia toma
se cirurgias prévias, informar se houve alguma intercorrência ou algo aconteceu diferente do esperado, por exemplo: muita náusea ou vômito, dor de cabeça ou qualquer outra queixa que você ache importante
quais problemas de saúde você tem e se faz algum acompanhamento com seu médico
hábitos como tabagismo, álcool e drogas ilícitas também devem ser informadas
Pessoalmente, costumo entrar em contato telefônico com as pacientes que irei anestesiar, alguns dias antes do procedimento proposto para fazer essa avaliação. Deixo tudo anotado e no dia do procedimento antes da cirurgia tudo é novamente retomado. Isso é importante pois agrega segurança ao procedimento além de criar um vínculo entre o paciente e o anestesiologista. Muitas vezes os pacientes podem me enviar por whatsapp resultados de exames para que eu possa avaliar antes da cirurgia, ou até mesmo, caso seja necessário eu possa solicitar algum exame que esteja faltando.
Muitos pacientes relatam que ficam mais tranquilos após essa conversa prévia, pois é um dos momentos onde podem tirar dúvidas e diminuir angústias relacionadas ao procedimento. Deixo sempre meu contato a disposição (Whatsapp e telefônico).