Chegou o grande dia! Alguns esperam muito tempo para esse momento, outros menos, mas todos tem em comum uma coisa: a ansiedade.
E essa ansiedade as vezes pode gerar alguns pequenos "atrapalhos" no dia da cirurgia que levará o paciente a ter mais ansiedade.
Elaborei então umas dicas de como se preparar para o dia da cirurgia e chegar na hora com tudo certo! Vejamos alguns ítens:
NA NOITE ANTERIOR AO PROCEDIMENTO:
Se possível reserve uma pastinha só para isso.
Lembre-se das orientações quanto ao jejum e as medicações que deve ou não tomar no dia da cirurgia;
Revise todos os papéis que seu médico lhe solicitou que levasse ao hospital;
Anote o nome de todas as medicações que você toma, quantas mg, quantas vezes por dia, em que horários;
Anote seus principais problemas de saúde: pressão alta, diabetes, problema de tireoide, problemas cardíacos, problemas pulmonares, etc.. Será perguntado pela enfermagem na admissão do bloco cirúrgico;
Anote se tem alergia ou intolerância a algum medicamento ou alimento, informando qual e o que aconteceu quando tomou; Caso positivo você receberá uma pulseira vermelha indicando que possui alguma alergia. Isso é para sua segurança!
Revise seus documentos pessoais, carteira do convênio, papéis do convênio, guias de autorização (se tiver);
Se tiver algum exame, relacionado ao procedimento cirúrgico que será feito, leve junto. Pode ser útil; Ex: Raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames de sangue, tomografias, ressonâncias.
Lembre-se que para ter alta hospitalar é OBRIGATÓRIO que seja acompanhado por alguém maior de idade que se responsabilize por você (não necessariamente tem que ser familiar);
Procure chegar com antecedência no hospital (eu costumo orientar sempre 1h30 a 2hs antes do horário marcado para a cirurgia);
Ao final da cirurgia você será encaminhada para a Sala de Recuperação e alí permanecerá até estar bem recuperada. Da sala de recuperação há duas possibilidades: ou após bem recuperado e em condições você vai de alta para sua casa ou caso você interne, terá alta para a enfermaria. Importante: algumas vezes por questão de leitos disponíveis na enfermaria pode ser necessário que você permaneça um pouco mais de tempo na sala de recuperação. É chato? Sim! Independe da vontade do médico. Mas pode acontecer. No entanto, mesmo ficando mais tempo na sala de recuperação você terá todo o cuidado de enfermagem e médico enquanto estiver ali. E por último: UMA EXCELENTE CIRURGIA E ÓTIMA RECUPERAÇÃO!!!